Como montar uma loja virtual: o passo a passo para transformar seu negócio em digital
Frase muito disseminada entre empreendimentos virtuais, “quem não é visto, não é lembrado”, tem seu fundo de verdade – ainda mais hoje, com o universo digital dominando a maior parte do dia de milhares de pessoas. Sua marca não pode ficar de fora dessa! Saber como montar uma loja virtual é o próximo passo para o sucesso, e começa agora!
Como montar uma loja virtual impacta um negócio?
Todo empreendedor deseja ampliar os lucros. Mas, para isso, é preciso saber em que investir. Segundo um relatório publicado pela empresa NeoTrust, os brasileiros realizaram 301 milhões de compras online em 2020, uma alta de 68,5% em comparação a 2019.
Sobre o faturamento, vale pontuar que ele também aumentou: foram 126,3 bilhões de reais, um crescimento de 68,1% em relação a 2019.
E, se você ainda se sente inseguro, que tal ver a previsão que a Ebit | Nielsen realizou sobre pesquisas de mercado? A tendência de crescimento para o e-commerce em 2021 está na casa dos 26%, e o faturamento esperado é de pelo menos R$110 bilhões até o fim do ano.
Fase de planejamento: como montar uma loja online?
Antes de sair por aí procurando por plataformas online, comece com os primeiros passos: planeje, pesquise e segmente.
- Analise o mercado
Você com certeza já tem em mente um modelo de loja online que imaginou para a sua marca. Agora, pesquise se esse formato é acessível para o seu bolso, e analise o que os outros negócios estão fazendo.
Desse modo, você consegue se planejar de acordo com a realidade do seu empreendimento, e ver o que dá certo e o que dá errado nas marcas concorrentes.
- Preveja seus investimentos
Se você já tem uma loja física e quer saber como montar uma loja virtual, ou se deseja começar sua trajetória no empreendedorismo já no online, saiba que é preciso investir.
Assim como o aluguel do espaço físico de uma loja, também há a contratação de uma série de serviços online, como o domínio do seu site ou plataforma, o desenvolvimento de estratégias de marketing e tecnologia, entre outros recursos fundamentais para o sucesso de uma loja online.
Tenha a resposta para as seguintes perguntas na ponta da língua antes de criar a sua loja online. Afinal, você já sabe quanto custa:
- O domínio de um site?
- Um time de desenvolvedores?
- Uma equipe de marketing e design?
- Ferramentas de CRM?
- Escolha o segmento
Se você ainda não tem uma loja física e quer criar a sua marca do zero direto no ambiente digital, é preciso escolher bem o segmento que deseja atuar. Alguns nichos de negócios estão mais em alta do que outros.
Você pode conferir o que está bombando no mercado em relatórios de pesquisas, como o relatório sobre Macroeconomia em 2021 na América Latina, da Mastercard, as 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2021, da Euromonitor International, e o Webshoppers 2021 Ebit | Nielsen.
- Defina seu público-alvo e persona
O público alvo é aquele que vai comprar os produtos e serviços da sua marca. Tenha em mente quem ele é: origem, faixa etária, gênero, poder aquisitivo, etc. Com isso traçado, você já pode criar a persona da sua marca, ou seja, desenvolver a imagem desse cliente ideal.
Vamos supor que você é uma loja de produtos de beleza e deseja mirar em mulheres na faixa dos 25 anos de idade. A partir de pesquisas e dados da sua empresa, você vai traçar um perfil da cliente ideal, ou seja, a sua persona.
Por exemplo: mulher, jovem, 25 anos de idade, moradora da periferia, gosta de produtos com valor acessível, preza pelo meio-ambiente – tudo isso deve ser levado em conta ao entender como montar uma loja virtual.
- Capriche na identidade da sua marca online
Se você já tem uma loja física, provavelmente conta com logo, paleta de cores e design. Mas, no ambiente digital, tudo é potencializado, pois as plataformas exigem muito mais recursos visuais.
Por isso, não hesite em procurar profissionais da área de design para dar o auxílio que você precisa nesse momento.
Fase burocrática: como montar uma loja online?
Agora que você já definiu o planejamento inicial, esteja pronto para pesquisar tudo sobre as leis e documentos importantes antes de abrir uma loja online.
- Regularize a sua loja virtual
Um empreendedor que já tem empresa aberta já possui um CNPJ. Mas, se você está começando, precisa se informar sobre como abrir a sua empresa e obter o sonhado CNPJ.
O Portal do Empreendedor é o ponto de partida para entrar com o seu processo de abertura de empresa.
- Atente-se às leis digitais
Como você bem sabe, todo estabelecimento deve seguir regras e leis, e no mundo digital não seria diferente.
No online também há Código de Defesa do Consumidor e medidas que protegem os consumidores do uso de dados pessoais internet a fora, a chamada Lei Geral de Proteção de Dados.
- Estruture a logística de entregas
Em uma loja física, a demanda por entregas e delivery é infinitamente menor do que quando há um estabelecimento que também possui uma plataforma online.
Você já pensou como será a distribuição das compras dos seus clientes? Quais serão as modalidades de entrega? Quais empresas você contratará para realizar essa logística?
Todos esses pontos precisam estar muito bem definidos para não correr o risco de perder dinheiro com empresas que não cumprem prazos ou que danificam mercadorias.
Além de prejudicial para o financeiro, também arruína a imagem que um cliente tem da sua marca. Afinal, ninguém quer receber as compras em péssimo estado ou, muito menos, não recebê-las.
- Defina o meio de pagamento online
Crédito, débito, pix, parcelamentos, boletos… com tantas opções modernas para facilitar a vida, muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre qual método de pagamento escolher.
Analise quais deles são interessantes para a realidade do seu negócio, e quais são viáveis na plataforma que deseja hospedar o seu site ou marketplace.
- Escolha fornecedores com sabedoria e pesquisa
Qualidade, bom preço e confiança: essas são as palavras-chave para optar pelo fornecedor dos seus produtos. Sempre leia avaliações e recomendações na internet, e pesquise muito antes de fechar com algum fornecedor.
Afinal, é a qualidade do serviço deles que vai impactar o dia a dia e os produtos da sua empresa!
Fase mão na massa: como montar uma loja online?
- Escolha uma plataforma digital para hospedar a sua loja
Aqui, é importante lembrar que a decisão pela plataforma ideal depende do investimento que você tem.
Caso você não tenha um valor inicial suficiente para desenvolver uma plataforma do zero, ou seja, só sua, opte por sites que ofereçam hospedagem e domínio voltados para comércio e varejo.
Ao compreender como montar uma loja virtual você também pode escolher criar um marketplace, ou seja, eleger sites grandes que permitam que você venda os seus produtos na plataforma deles, como Mercado Livre e Amazon.
Analise os prós e contras de cada plataforma, e sempre priorize aquela que conversa com os objetivos da sua marca e com o investimento que você possui naquele momento.
- Defina onde a sua loja online será divulgada
A divulgação é uma das fases mais importantes da criação de uma loja online. Afinal, de que adianta montar uma loja digital e ninguém conhecê-la? Aposte em técnicas de SEO, redes sociais e campanhas de marketing bem planejadas.
Uma equipe de marketing pode ajudar você a traçar os objetivos de cada campanha com base nas suas metas de crescimento a curto, médio e longo-prazo. Esteja pronto para também investir nisso!
- Capriche em cupons de desconto, parcerias e fretes para a loja online
Atrativos para a clientela da loja online são extremamente vantajosos. Frete grátis ou com desconto para quem compra online, cupons e parcerias com lojas ou influenciadores digitais podem ser uma grande alavanca para a sua marca cair na boca do povo. Pesquise bem cada um desses segmentos e veja quais se adaptam ao seu negócio.
Veja também
Voltar ao topo