10 dicas incríveis para empreendedores iniciantes
No ramo dos negócios, é preciso estar sempre atualizado e com o conhecimento em dia para não prejudicar a sua marca, ainda mais no estágio inicial
Você sabia que empreender é um dos maiores sonhos dos brasileiros? Pesquisas mostram que, no quesito popularidade, empreender fica atrás somente do sonho de viajar. Porém, dar o primeiro passo pode ser desafiador e, por isso, cercar-se de todas as dicas para empreendedores iniciantes costuma funcionar como pontapé inicial para transformar o tão sonhado desejo em realidade.
Muitos empreendedores iniciantes, por uma possível falta de preparo ou de experiência, podem se sentir frustrados e confusos diante de situações corriqueiras da profissão.
Já pensou em evitar pequenos estresses, saber como lidar com possíveis problemas e, ainda, dar um show nos negócios mesmo sendo um empreendedor iniciante? Pois saiba que isso é possível e pode acontecer com você e com a sua empresa! Separamos 10 dicas de empreendedorismo para iniciantes a fim de facilitar os seus primeiros passos nesta jornada tão proveitosa.
Empreendedor iniciante: vale a pena se aventurar?
O empreendedorismo é atrativo por diversos fatores. Muitos o encaram como uma chance de trabalhar com mais liberdade, afinal, você é o seu próprio chefe, pode fazer seus próprios horários e atuar da forma que mais lhe agrada. Um empreendedor pode, sim, ter esse tipo de rotina, mas é importante pensar em estratégias e fazer esforços para que tudo ocorra com fluidez.
Já outras pessoas encaram o empreendedorismo como uma segunda renda que oferece flexibilidade de horários e de local de atuação. Geralmente, essa visão vantajosa é tocada juntamente com outro emprego, e garante um lucro extra no final do mês. Só é preciso tomar cuidado para o seu negócio não ficar abandonado enquanto o outro trabalho ganha mais atenção e dedicação.
Após crises econômicas e, principalmente devido às consequências da pandemia de covid-19, o empreendedorismo também se tornou uma alternativa para desempregados. Sem a necessidade de grandes investimentos e recursos altos, muitas pessoas voltaram a se posicionar no mercado de trabalho ao investir no próprio negócio.
O empreendedorismo, na essência, sempre deve buscar solucionar algum problema existente, ajudar os clientes e inspirar as pessoas. No final do dia, quando o seu trabalho estiver feito, a sua maior motivação deve ser o efeito positivo que seu negócio causa nas pessoas.
Um empreendedor iniciante pode ganhar bem?
Nós sabemos que uma das maiores dúvidas de quem deseja empreender (ou acabou de começar a trilhar esse caminho) é o retorno financeiro.
Da mesma forma que o primeiro salário de um emprego CLT não te deixará rico, os primeiros momentos como um empreendedor tampouco engordarão o seu saldo bancário.
Por isso, nos primeiros meses como empreendedor, é preciso dedicar dinheiro para investimentos focados no seu negócio. Afinal, o lucro, grande ou pequeno, se torna impossível quando uma empresa não é bem administrada.
Os lucros são sempre relativos e variam de negócio para negócio. Movimentações financeiras são incertas, pois elas lidam diretamente com algo oscilante. O que realmente pode mudar o curso de um negócio, então, é a aplicação de estratégias de vendas, de divulgação e de marketing.
Ou seja, nenhum emprego do mundo te enriquecerá nos primeiros meses. Porém, se bem administrado, um negócio pode render muito lucro ao empreendedor com o passar do tempo.
10 dicas para empreendedores iniciantes
A seguir, você encontra 10 dicas valiosas para empreendedores iniciantes. Elas trarão um rumo para diversos assuntos importantes, como planejamentos, finanças e concorrência.
1 – Comece o quanto antes
Jamais espere por determinados números para fazer algo pelo seu negócio. Quanto antes você começar a colocar seus planos em ação você verá bons resultados.
2 – Tenha um plano de negócios
Um plano de negócios é como um roteiro que envolve tudo o que vai ajudá-lo a exercer suas atividades da melhor maneira possível. Nele, estão algumas informações como o público-alvo, detalhes financeiros e planos de marketing. Ele pode ser de grande ajuda para empreendedores iniciantes que ainda não têm muita prática.
3 – Faça investimentos
Para um negócio prosperar, é importante que ele esteja sempre em sua melhor forma, e investimentos garantem isso. Comece aos poucos, respeitando o seu orçamento, mas invista em você mesmo, em seus funcionários, e em seu negócio em geral – abrir um negócio com pouco dinheiro é possível, basta saber se planejar.
4 – Organize suas finanças
Uma organização financeira é necessária para que você não fique no vermelho, e saiba distribuir o dinheiro entre os fatores mais importantes. Utilize o modelo que melhor funciona para você, mas sempre mantenha esse hábito, observando suas movimentações financeiras.
5 – Invista em divulgação
É impossível que um negócio dê certo sem divulgação. Por isso, não tenha vergonha de promover a sua nova empreitada das maneiras que lhe são mais convenientes. Atualmente, as redes sociais, como Instagram, ou até ferramentas de comunicação, como o Whatsapp, podem facilitar bastante isto.
6 – Estude o mercado
Como empreendedor, você sempre deve estar antenado às tendências para o seu segmento, e ter um negócio atualizado pode ser um grande diferencial perante à concorrência.
7 – Preste atenção na concorrência
Ainda sobre concorrência, estude o que marcas do seu setor vêm fazendo. Assim, você evita ações parecidas, e pode procurar por pontos novos a serem explorados.
8 – Aposte em estratégias de vendas
Estratégias de vendas podem ser muito benéficas, e é interessante apostar nelas. As estratégias devem ser variadas para que o seu público-alvo não se acostume, e não deixe de ver vantagens em consumir do seu negócio – o visual merchandising, por exemplo, é uma ótima aposta neste sentido.
9 – Crie uma rotina
Para quem está começando algo novo, organizar uma rotina é importante. Seja atuando em e-commerces ou em espaços físicos, sempre tenha um horário para iniciar e terminar suas atividades, para atender aos clientes e para fazer tarefas mais administrativas.
10 – Verifique resultados
Por fim, garanta que você está de olho nos resultados que você conseguiu com ações aplicadas. Dessa maneira, você terá certeza de que você está no caminho certo, e poderá pensar em novas ações, caso necessário.
Ser um empreendedor iniciante não te torna um empreendedor ruim – longe disso! Aplique as dicas acima no seu negócio, por menor que ele seja por enquanto, e espere pelo melhor.
Veja também
Voltar ao topo