O que é e como usar Upsell e Cross-Sell no varejo

No cenário empresarial altamente competitivo de hoje, as estratégias de vendas desempenham um papel fundamental no sucesso de uma empresa. Nesse sentido, duas abordagens comumente utilizadas para impulsionar as receitas e maximizar o valor do cliente são o up-sell e o cross-sell.
A seguir, você confere os principais tópicos que serão abordados neste conteúdo, relativos aos conceitos de cross-sell e upsell:
LEIA MAIS: Projeção de vendas: o que é como fazer a sua?
O que é upsell e cross-sell?
Tanto o cross-sell quanto o up-sell são estratégias de crescimento de vendas que podem melhorar a experiência do cliente e, consequentemente, ajudar a sua empresa a vender mais.
Entretanto, ainda que sejam sobre explorar o potencial de compra do cliente, as técnicas de up-sell e cross-sell são também sobre entender suas necessidades e oferecer algo a mais, prever seus desejos ou ainda sugerir um produto ou serviço que possa ser uma melhor opção para o que o consumidor está buscando.
Desta forma, é importante lembrar a essência das estratégias e aprender novas formas de colocá-las em ação no dia a dia.
Assim, podemos dizer que o upsell é uma estratégia de vendas que envolve incentivar os clientes a adquirir uma versão mais sofisticada ou avançada do produto que originalmente pretendiam comprar.
Ao oferecer um upsell, busca-se identificar as necessidades e desejos do cliente e apresentar uma oferta que atenda tais demandas de maneira mais completa. Isso pode ser feito destacando as vantagens e benefícios adicionais que o produto ou serviço superior oferece, como maior durabilidade, funcionalidades extras, suporte aprimorado ou uma experiência mais completa.
Agora, o cross-sell, ou venda cruzada, refere-se à venda de produtos ou serviços relacionados e complementares com base no interesse do cliente ou na compra de um produto.
O objetivo do cross-selling é incentivar o cliente a adquirir produtos ou serviços adicionais que estejam relacionados ou complementam o item principal. Essa estratégia aproveita a oportunidade de venda para maximizar o valor da compra do cliente e aumentar a receita da empresa.
LEIA MAIS: Dicas essenciais para decifrar os hábitos de consumo dos seus clientes
Por que usá-los na estratégia de vendas?
Cross selling e upselling têm como uma de suas principais vantagens a redução de custos com a aquisição de novos clientes. Afinal, o mais difícil já foi alcançado: fazer o cliente tomar a decisão de compra. O próximo passo mais estratégico agora é oferecer a ele um produto melhor ou complementar ao que ele deseja.
Além disso, a estratégia de upsell e cross sell também é benéfica para a fidelização clientes, já que ambas também proporcionam uma melhora da experiência dos consumidores com os produtos, desde que a venda seja pensada com esse propósito. Clientes mais felizes e satisfeitos com as soluções de uma empresa tendem a se fidelizar a ela.
E mais: essas técnicas também reduzem o churn rate, ou seja, a rotatividade de consumidores na empresa, já que os vendedores trabalharão para oferecer soluções que façam sentido para o momento de compra de cada cliente e que de fato agreguem valor a ele.
LEIA MAIS: O que é um atacarejo?
O que você achou de saber mais sobre upsell e cross-sell?
No nosso blog você encontra diversos conteúdos voltados para tendências de mercado, varejo e novos produtos que, com certeza, irão ajudar o seu negócio a crescer e conquistar mais clientes. Abaixo, sugerimos outras leituras que podem ser úteis:
- Layout para supermercado: o que é e como fazer o seu?
- Dropshipping: o que é?
- Pós-venda no varejo: o que é e como fazer?
Encante e fidelize novos públicos através da oferta de produtos de qualidade! Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida? Fale com a gente!
Veja também
Voltar ao topo