Dia do cliente: como aproveitar a data e criar promoções dentro do seu negócio.
Valorizar quem é essencial para o seu empreendimento é uma grande oportunidade para fidelizar os clientes e aumentar as vendas. Saiba como fazer isso da melhor forma.
Sem eles, nenhum empreendimento faria sentido: os clientes são a medula espinhal dos negócios e a razão pela qual você e outros donos de empresas estão em atuação no momento. Afinal, são os clientes que movimentam a economia, seja por meio do interesse de compra, da demanda ou do tão sonhado momento no qual uma transação é realizada. E foi exatamente na intenção de exaltar a importância dos clientes para os negócios que foi criado o Dia do Cliente.
Para não deixar essa data tão especial passar em branco, aproveite as dicas deste artigo, reúna insights para a sua próxima campanha e ganhe a atenção (e fidelização) dos seus clientes.
O que é o Dia do Cliente?
O Dia do Cliente é uma data comercial que surgiu no Brasil pela primeira vez em 2003, por mérito do especialista em Marketing e Recursos Humanos João Carlos Rego. Ele percebeu que nada do mercado de compras e vendas existiria sem os consumidores, independentemente do ramo de atuação dos empreendedores e dos negócios. Entretanto, a data foi oficialmente reconhecida somente em 2019, após o surgimento de artigos e defesas a favor da ideia.
O Dia do Cliente é comemorado anualmente no dia 15 de setembro, e serve como data impulsionadora de descontos e grandes promoções para o protagonista desta comemoração.
Muitos empreendedores aproveitam o momento, inclusive, para expressar a importância de um cliente antigo e valorizar essa fidelidade. Além de contemplar quem já comprou na sua loja, você também pode ganhar uma nova geração de clientes, permitindo que eles tenham acesso a promoções e cupons especiais logo na primeira compra.
Muito mais do que uma data comercial, o Dia do Cliente serve como a representação de um enorme ‘obrigado’ àqueles que ainda continuam comprando e consumindo dentro dos mais diversos negócios.
As vantagens de adotar o Dia do Cliente para o seu negócio
A primeira coisa que salta aos olhos dos consumidores ao se depararem com promoções ou descontos durante o Dia do Cliente é a impressão de que a marca se importa com eles. Esse efeito isolado já pode ser uma enorme vantagem para um negócio, já que, basicamente, ninguém quer comprar algo de um lugar que não se importe com quem realiza a compra.
Ainda pensando nas emoções despertadas nos clientes, a data pode ser, ainda, uma boa oportunidade para aumentar sua satisfação e fortalecer o relacionamento que ele tem com a marca. Porém, para isso, é preciso que a equipe seja bem treinada e agradável.
Com o foco voltado para os negócios e para os lucros, datas comemorativas fora de períodos especiais, como o Natal, podem aumentar o movimento de vendas de um negócio, o que pode refletir diretamente no fluxo de caixa geral.
Por fim, por ser celebrado em setembro, o Dia do Cliente pode preparar um empreendimento para outras grandes datas comerciais que ainda estão por vir, como a Black Friday e a Cyber Monday.
- Para ficar por dentro de datas comemorativas importantes para as vendas, não deixe de ler estes artigos que preparamos para você:
- Cyber Monday;
- Black Friday;
- Volta às Aulas;
- Dia dos Pais;
Uma boa estratégia para o empreendedor pode ser a de expandir ou criar ligações entre alguns produtos ou promoções divulgadas. Imagine que, no Dia do Cliente, um negócio anuncie um bom desconto no Mop Cera com Cabo Alklin. Após algum tempo, durante a Black Friday, a mesma marca divulga que o Refil Mop Cera Alklin entrou em promoção. Por serem produtos complementares, a venda do segundo tem mais chance de acontecer.
Podemos pensar, também, que um cliente definitivamente voltará a consumir de determinada marca durante a Cyber Monday se tiver uma boa experiência durante o Dia do Cliente.
3 dicas para aproveitar a data e criar promoções imperdíveis
Uma vez que se entende a grandeza do Dia do Cliente, é essencial que o empreendedor tome algumas medidas e siga certas estratégias de vendas para que as melhores oportunidades sejam criadas para os consumidores (e para que o negócio tenha o maior lucro possível).
Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar no momento de criar promoções para o Dia do Cliente!
1 – Aproveite a data e crie promoções e descontos especiais
Não há o que discutir: descontos e promoções ainda são grandes chamarizes para qualquer clientela. Então, por que não apostar nisso? Boas ideias para essa estratégia de venda são a implementação de descontos progressivos, de clubes de fidelidade e de combos e promoções no estilo ‘leve 2 e pague 1’. Tudo isso costuma saltar aos olhos dos consumidores, ou seja, investir nessas medidas pode ser a chave para um bom retorno.
Por exemplo, ofereça um produto como o Extrato de Tomate Elefante, e faça com que a compra seja convertida em alguns pontos para a participação do cliente no clube de fidelidade da marca. Após um determinado número de pontos, o cliente pode ser recompensado de alguma forma.
Outro fator que pode ser atrativo para os clientes está em oferecer pequenos brindes e amostras grátis. Esses dois elementos também são grandes chamarizes para a clientela.
Mas não se esqueça de que planejar com cuidado e entender quais tipos de promoções seu negócio pode oferecer é essencial – de nada vale favorecer o cliente e prejudicar o negócio, combinado?
2 – Realize sorteios e concursos
Sorteios e concursos do tipo ‘a foto mais criativa será premiada’ são boas estratégias que funcionam em um estabelecimento, seja no mundo físico ou no digital. Com elas, os clientes se sentem envolvidos e criam expectativas quanto ao resultado, o que os torna constantemente interessados no negócio.
Sorteie e use como prêmio alguns dos itens que são mais desejados no momento, como bebidas alcoólicas: o Beefeater 24 Gin Inglês é um bom exemplo disso.
3 – Prepare o ambiente da sua loja física
Se o seu negócio estiver no mundo físico também, pode ser uma boa ideia apostar em seu uso para o Dia do Cliente, isso porque a ambientação de uma loja física pode ser um grande influenciador de compras. Caso ainda tenha dúvidas, confira nosso artigo sobre como caprichar na estruturação da sua loja.
Suponha que o seu negócio atue no ramo alimentício. Sendo assim, vale preparar uma mesa de petiscos com produtos que os consumidores encontrarão na loja, como a Torrada Wickbold Tradicional. Dessa forma, o cliente não realizará uma compra no escuro, o que lhe trará maior confiança e controle sobre a compra.
Aproveite esta data tão especial e faça um agrado aos seus clientes, empreendedor. Afinal, o seu empreendimento não seria nada sem eles!
Veja também
Voltar ao topo