Como a indústria e os distribuidores impulsionam as promoções do Compra?

As promoções são ações super importantes para nós, do Compra Agora, e também para o varejista. No entanto, outros atores têm grande influência nessa ação e permitem que os melhores descontos cheguem até você. Estamos falando da indústria e dos distribuidores, que garantem produtos de qualidade, na hora e no lugar certo para abastecer seu negócio.
Neste post, você vai conferir como indústria e distribuidores atuam para facilitar as ações promocionais do Compra, além de entender o papel crucial que eles exercem no impulsionamento do varejo de vizinhança. A seguir, estão cada um dos tópicos que vamos abordar aqui.
Indústria e distribuidores na cadeia de suprimentos
Você já deve ter ouvido a expressão “supply chain”, certo? No português, o conceito se chama cadeia de suprimentos e é entendido como o conjunto de processos, atividades, pessoas e empresas que fazem com que o mercado funcione e que o produto seja produzido, circule e chegue até o consumidor final.
Se, antigamente, os processos eram manuais e pouco estratégicos, atualmente, não há espaço para ineficiências – ainda mais com o uso de SaaS e softwares de gestão, como ERPs As empresas nunca param, os dados são constantemente gerados e o consumidor espera sempre um atendimento ao cliente de excelência.
Contudo, podemos afirmar que, hoje, a supply chain moderna é pautada na tecnologia. Desde a produção até a entrega do produto ao consumidor, há a presença de ferramentas. Tudo isso para garantir que o cliente tenha suas demandas atendidas no local, quantidade e tempo adequados.
Para saber mais sobre supply chain e gestão logística, você pode conferir este vídeo do canal Abri Minha Empresa:
Por que indústria, varejo e distribuidores devem se apoiar?
Com uma cadeia de suprimentos mais robusta e complexa, é de grande importância que indústria, distribuidores e varejo aprendam a atuar de maneira colaborativa. Em geral, é preciso enxergar que essas partes da cadeia não podem operar de maneira isolada.
Isso significa que, quando a indústria não sabe o que está acontecendo no varejo, não consegue repensar suas estratégias e todo o processo fica comprometido. A mesma coisa ocorre com a distribuição, aumentando as chances dos consumidores não terem o produto necessário, na quantidade necessária e no tempo preciso.
Imagine que determinado produto está em falta no ponto de venda ou que a demanda está acima do normal. Como não há compartilhamento de informações, a indústria não consegue dimensionar a necessidade de distribuição das mercadorias no ritmo e quantidade adequadas.
Devido à ruptura ou ao excesso, tanto o varejista quanto a indústria e os distribuidores perdem dinheiro e clientes. Afinal, o consumidor não encontrará o produto que procura na gôndola de mercado ou as empresas terão mercadoria parada.
Sendo assim, esses elos não podem ficar cada um em sua ponta, trabalhando de maneira empurrada. Quando a indústria apenas empurra os produtos e o varejo apenas compra, pensando em descontos, a cadeia logo começa a se quebrar. Portanto, é imprescindível que eles trabalhem juntos e adotem uma estratégia de distribuição que esteja de acordo com o consumo.
Nesse sentido, os impactos positivos dessa relação são:
Redução das rupturas
Quando esses dois elos da cadeia trabalham em conjunto, eliminar a ruptura se torna um objetivo muito mais simples de ser alcançado. A indústria sabe o que precisa produzir e quando deve repor o estoque do varejo.
Aumento da satisfação e fidelização da clientela
Naturalmente, se o produto está sempre disponível na gôndola, o consumidor não enfrenta a frustração e o transtorno de não encontrar aquilo que precisa. Esse é um dos principais fatores que contribuem para a satisfação e fidelização da clientela.
Maior volume de vendas
Com uma atuação colaborativa, a indústria, o varejo e os distribuidores passam a vender e faturar mais. Ou seja, todos são beneficiados e conseguem aumentar sua receita, o que é fundamental para a sobrevivência e inovação no mercado.
Menos perdas nos estoques
A partir do momento em que o varejo consegue receber da indústria a quantidade certa dos produtos, de acordo com a demanda, o índice de itens obsoletos no estoque é reduzido. Isso minimiza as perdas para ambos os envolvidos, garante o equilíbrio financeiro e um melhor controle de estoque.
Importância da indústria e dos distribuidores nas promoções do Compra
Para entender ainda mais o funcionamento entre indústria e distribuidores durante a Black Ofertas, nós pedimos a opinião de especialista da Ana Batista, gerente de Sellers do Compra Agora.
Segundo Ana, as promoções são o momento de preparação e abastecimento do varejo de vizinhança para uma das datas de maior movimento e volume do setor. Dessa forma, o momento é de oportunidade, de uma relação ganha-ganha para todos: “Ofertas para o consumidor, vendas para o distribuidor e crescimento de positivação e mix para a indústria.”
Para Ana, o período é ideal para que as indústrias reforcem suas estratégias com mix de produtos, DN e ticket médio. Enquanto isso, “os distribuidores são os parceiros que executam estas estratégias, aproveitando esses calendários mais robustos, além de aumentar o faturamento.”
O que você achou de saber mais sobre o papel de indústria e distribuidores?
No nosso blog você encontra diversos conteúdos voltados para tendências de mercado, varejo e novos produtos que, com certeza, irão ajudar o seu negócio a crescer e conquistar mais clientes. Abaixo, sugerimos outras leituras que podem ser úteis:
- Descontos na Black Friday: aprenda a calcular os descontos dos seus produtos
- Vendas na Black Friday: como garantir boas vendas para o negócio?
- Guia: Conheça o ecossistema do Compra Agora
- Qual a diferença entre atacado e varejo?
Encante e fidelize novos públicos através da oferta de produtos de qualidade! Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida? Fale com a gente!
Veja também
Voltar ao topo