SKU: O que é e sua importância no varejo
O SKU já é um termo conhecido para quem possui experiência com logística e administração de estoque. Mas, para muitos empreendedores, esse nome pode soar como uma novidade.
O SKU é um tipo de código que auxilia na gestão de estoque, contribuindo para uma maior clareza na organização dos produtos. Nesse post vamos te explicar mais sobre ele e como utilizá-lo.
O que é SKU?
A sigla SKU vem do inglês Stock Keeping Unit, que podemos traduzir para “unidade de manutenção de estoque”. O SKU é um código alfanumérico, ou seja, deve misturar letras e números para identificar cada um dos produtos comercializados na sua loja. Isso mesmo: absolutamente cada produto deve ter seu próprio SKU.
É como se o SKU fosse o número de identidade de uma mercadoria. Algumas vezes há produtos muito parecidos, e para que você tenha certeza de que está procurando o produto certo, é pelo SKU que deve se guiar.
Cabe a cada loja criar os seus próprios SKUs de acordo com o que facilita mais o dia a dia do negócio. Por exemplo, pode ser que para uma loja de produtos de beleza seja interessante identificar no SKU se aquele artigo pertence à linha de cosméticos feminina ou masculina; mas para um mercado de alimentos, essa identificação não faz sentido.
Geralmente os SKUs seguem uma estrutura lógica e fixa. Vamos a um exemplo. Digamos que seu mercado esteja elaborando SKUs para as linhas de protetores solares. É importante identificar a marca, se é para o rosto ou corpo, qual a propriedade daquele protetor, o fator de proteção, e a gramatura da embalagem. Então para o Protetor Solar L’oréal Paris Solar Expertise Antirrugas FPS 60 40g, você poderia criar o seguinte SKU: MLORE-PSF-AR-60-40G, em que:
- MLORE: Identifica a marca do produto, nesse caso MARCA LOREAL.
- PSF: Abreviação de “protetor solar facial”.
- AR: Abreviação de “Antirrugas”
- 60: Refere-se ao FPS 60
- 40G: Refere-se ao tamanho da embalagem, 40 gramas.
Se fosse para outro protetor solar, como o Protetor Solar FPS 50 Cenoura e Bronze 110mL, poderia-se usar o SKU MCB-PS-50-110ML. Repare que como o protetor da Cenoura e Bronze não especifica se é para uso facial ou corporal, essa característica não foi incorporada no SKU. Ele também não possui propriedades específicas, como o fator anti rugas que a L’oreal usa no exemplo citado.
LEIA MAIS: Como criar uma planilha de controle de estoque
A importância de usar SKU no varejo
Agora que você já entendeu o que é um SKU e como criar SKUs para os seus produtos, talvez você esteja se perguntando qual a necessidade de fazer isso. A verdade é que existem vários benefícios em utilizar os SKUs na gestão do seu estoque. Olha só:
<H3> Melhor organização do seu estoque </H3>
Como cada produto possui seu próprio SKU, fica muito mais fácil ter precisão de quais produtos estão sobrando ou faltando.
LEIA MAIS: O que é e como calcular o estoque de segurança da sua loja
Redução de erros
Com o alto volume de produtos em estoque, sendo vários deles muito semelhantes entre si, é natural que possam ocorrer erros se não houver uma maneira clara, fácil e objetiva de identificar os produtos. Com a identificação por SKU, não há esse tipo de confusão, pois basta fazer a leitura do código para identificar o produto que se deseja encontrar.
LEIA MAIS: 6 maneiras de implementar a prevenção de perdas na sua loja
Otimização de processos
Desde a planilha de controle de estoque, até a organização para reabastecimento de prateleiras, tudo fica mais fácil com um o uso dos SKUs.
LEIA MAIS: O que é automação comercial e como implementar no seu negócio
Diferença entre SKU x Código de Barras x EAN
Embora possa causar confusão a princípio, esses 3 códigos possuem atribuições diferentes na logística do varejo.
- O SKU é individual para cada produto, e identifica características como marca, categoria, cor, tamanho, etc. São úteis para inventário, controle estoque, reabastecimento e rastreabilidade.
- O código de barras só pode ser escaneado por um leitor óptico e é uma representação gráfica de dados sobre determinado produto. É mais utilizado para computar a venda e para fins de inventário.
- O EAN é um código de identificação de produtos a nível internacional, e serve para identificar os produtos mesmo quando em diferentes lojas.
Como evitar erros no uso de SKUs
Especialmente para quem vai começar a usar SKUs, alguns erros podem e devem ser evitados. Siga essas boas práticas para ter sucesso na utilização de SKUs no varejo:
- Obedeça à uma padronização: Crie uma convenção clara e consistente e se atenha à ela.
- Treine a equipe: Oriente a equipe sobre a importância do uso de SKUs e como ler e identificar corretamente os produtos com base nele.
- Faça revisões periódicas: Revise regularmente quais são os SKUs existentes para evitar erros e duplicidades.
- Automatize: Use um método de automatização para a criação de SKUs.
- Integre aos sistemas: Se sua empresa utiliza softwares de gestão, é preciso inserir as informações de SKU nos devidos sistemas.
O que fazer em caso de SKUs duplicados?
A duplicação de SKUs pode acontecer, especialmente se a criação deles não for feita de maneira computadorizada. Nesses casos, tome as seguintes medidas:
- Após a identificação da duplicação, crie um código novo para cada um dos produtos;
- Atualize o sistema de gestão de estoque;
- Avise à sua equipe, para que todos fiquem cientes.
No caso de identificação de SKUs duplicados, é sempre necessário a correção, para evitar problemas futuros de ruptura e confusão no estoque.
Esperamos que tenha ficado claro o quão importante é o uso correto dos SKUs no dia a dia do varejo – afinal, quanto mais organizado for o seu negócio, mais você terá tempo e energia para focar em vender e lucrar mais.
O que você achou de conhecer mais sobre o uso de SKU no varejo?
No nosso blog você encontra diversos conteúdos voltados para tendências de mercado, varejo e novos produtos que, com certeza, irão ajudar o seu negócio a crescer e conquistar mais clientes. Abaixo sugerimos outras leituras que podem ser úteis:
- Como funciona o sistema de frente de caixa
- O que é LGPD e como preparar sua empresa de acordo com a norma
- Como diversificar as formas de pagamento na sua empresa de maneira prática e segura
Encante e fidelize novos públicos através da oferta de produtos de qualidade! Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida? Fale com a gente!
Veja também
Voltar ao topo