Marketing sensorial na loja física: o que é e como fazer

Conquistar e fidelizar clientes vai muito além de oferecer produtos de qualidade. Nesse sentido, o chamado marketing sensorial tem ganhado destaque por ser uma estratégia que envolve todos os sentidos do consumidor, proporcionando uma experiência completa e diferenciada.
Este tipo de marketing tem o poder de transformar uma simples visita à loja em uma experiência marcante, criando uma conexão emocional e sensorial entre a marca e o cliente. De quebra, é provável que as conversões aumentem, assim como o ticket médio das compras.
LEIA MAIS: Atendimento personalizado: como fazer no varejo?
Para saber mais sobre marketing sensorial na loja física, continue conosco. Abaixo, você confere os principais tópicos que vamos abordar:
O que é marketing sensorial?
O marketing sensorial é uma estratégia que utiliza estímulos sensoriais – visão, audição, olfato, tato e paladar – para criar experiências mais envolventes e emocionantes para os clientes. Dessa forma, ele tem como objetivo influenciar o comportamento do consumidor de forma subconsciente, criando associações positivas com a marca, produto ou serviço.
Assim, quando bem aplicado, o marketing sensorial permite que os consumidores interajam com uma marca de maneira mais intensa, e, muitas vezes, emocional. Em vez de focar apenas na venda, essa estratégia promove uma imersão sensorial que valoriza o que está sendo oferecido e torna a experiência de compra mais prazerosa.
Um exemplo: A Melissa, marca de sapatos, é uma marca que usa o marketing sensorial de forma exemplar. Além do design icônico de seus sapatos feitos de plástico, ela é conhecida pelo aroma característico de chiclete que envolve os produtos.
LEIA MAIS: As 3 melhores práticas de trade marketing no varejo físico e digital
Como aplicar o marketing sensorial na loja física?
Conheça bem a sua empresa e os produtos/serviços comercializados
Pode parecer algo óbvio, entretanto ainda há muitos profissionais no mercado que não conhecem a fundo a sua empresa e os produtos ou serviços por ela comercializados. Aqui, não basta saber o nome, endereço das lojas e funções dos produtos.
É preciso realmente conhecer a identidade da empresa, sua missão, visão e seus valores, o mercado no qual está inserida, os diferenciais dos produtos, suas características, usos, etc. Somente a partir disso será possível avaliar qual tipo de experiência sensorial é possível criar para transmitir realmente a essência da empresa para o cliente.
Por exemplo, se você tem uma perfumaria, o ideal é que brinque com cheiros aconchegantes de produtos premium para incentivar o seu consumo pelos clientes. Você pode dedicar um PDV exclusivo para esse tipo de experiência. Nele, vale colocar produtos como:
- Desodorante Antitranspirante Dove Aerosol Go Fresh Pepino e Chá Verde 150mL e aproveitar o seu aroma refrescante
- Máscara de Tratamento Seda Luminous UV Pote 300g e sua textura cremosa e hidratante
- Sabonete em Barra Lux Lírio Azul 85g e seu aroma exótico
Encontre o cheirinho ideal para a sua loja
Existem empresas especializadas em criar fragrâncias exclusivas para cada loja e muitas empresas apostam nessa estratégia olfativa. Com certeza você deve se lembrar do cheiro agradável ao entrar em um estabelecimento como as lojas de roupas Farm e a Dudalina, que investem em essências assinatura.
Além de criar um ambiente agradável, investir no marketing olfativo a esse ponto garante que os clientes se sintam tentados a passar mais tempo no seu estabelecimento – e quanto mais tempo eles passam na loja, maior é a probabilidade que eles aumentem o ticket médio da compra.
Conheça bem o seu cliente
Depois de ampliar o seu conhecimento sobre a identidade e diferenciais da empresa, é hora de estudar o perfil de seu cliente. Lembre-se: você precisa criar uma experiência sensorial positiva, e, sem conhecê-lo bem, as chances de erro e de perda de oportunidade de venda podem ser grandes.
Um exemplo simples: se você tem uma loja física e resolve colocar músicas do estilo rock em seu sistema de som, mas o seu público majoritariamente prefere música sertaneja, ele poderá sentir-se incomodado (muitas vezes sem nem mesmo entender o motivo) e rapidamente deixar o estabelecimento sem concluir a compra.
Por isso, antes de investir em ações de marketing sensorial, assegure-se de conhecer bem o perfil de seu cliente.
Cruze as informações e crie uma experiência sensorial para a sua empresa
Depois de compreender qual é a identidade da empresa e o perfil do seu cliente, cruze essas informações para criar experiências sensoriais positivas. Para isso, preferencialmente utilize mais de um dos cinco sentidos nas ações de marketing sensorial.
LEIA MAIS: O que é marketing de experiência e como usar o conceito na sua loja
Vantagens de usar o marketing sensorial na loja física
Entre os benefícios do marketing sensorial, destacam-se:
- Associação de sua empresa a uma sensação ou lembrança positiva;
- Criação de uma identidade única para a sua empresa, distinguindo-a da concorrência;
- Desenvolvimento de um ambiente ou experiência que favoreça à tomada de decisão do cliente;
- Criação de um vínculo forte entre a sua empresa e o cliente, o que poderá fazer com que ele se torne fiel e mantenha relacionamento duradouro com a sua marca.
LEIA MAIS: 4 P’s do Marketing: o que são e como aplicar o conceito no seu negócio
O que você achou de conhecer mais sobre marketing sensorial na loja física?
No nosso blog você encontra diversos conteúdos voltados para tendências de mercado, varejo e novos produtos que, com certeza, irão ajudar o seu negócio a crescer e conquistar mais clientes. Abaixo, sugerimos outras leituras que podem ser úteis:
- Marketing olfativo na sua loja física: como usar a seu favor?
- Benefícios do Inbound Marketing para pequenas empresas
- Automação de marketing digital: o que é?
Encante e fidelize novos públicos através da oferta de produtos de qualidade! Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida? Fale com a gente!
Veja também
Voltar ao topo