Queima de estoque de volta às aulas: prepare-se para vender mais
Quando começa o ano letivo, clientes e comerciantes se preparam para a queima de estoque de material escolar. O varejista de vizinhança que sabe aproveitar a volta às aulas percebe um aumento considerável nas vendas do primeiro semestre. Entenda como usar essa estratégia para vender mais.
Ei, antes de começar, que tal abastecer seu estoque de volta às aulas no Compra Agora? Tudo o que você precisa está aqui.
Material escolar: as vantagens de investir nesse mix
De acordo com uma pesquisa realizada pela Nuvemshop, itens de material escolar foram responsáveis por R$1,4 milhão em vendas dos pequenos e médios negócios online neste início de ano. Isso significa que investir nos produtos de papelaria nesta data sazonal faz todo o sentido. Entre as vantagens de preparar seu estoque para a volta às aulas estão:
Usar os materiais escolares como isca para outras oportunidades de vendas
No início do ano letivo, os pais estão em busca de preço bom e variedade de produtos de linha escolar. Oferecer esses itens no seu negócio irá atrair essa clientela para dentro da sua loja, propiciando também a compra de itens das demais categorias comercializadas no ambiente.
A marca BIC, por exemplo, tem as canetas mais famosas do mundo, bem como lápis, cola, corretivo, e demais itens de papelaria, mas também oferece outras gamas de produtos, como isqueiros e aparelhos de barbear.
Aumentar o ticket médio da sua loja
Ao combinar os itens de papelaria com os outros que são oferecidos na sua loja, como alimentos, bebidas, e produtos de higiene e limpeza, o resultado obtido é o de um excelente ticket médio. Afinal, ainda de acordo com a pesquisa feita pela Nuvemshop, somente considerando os produtos de material escolar, o gasto médio é de R$230,00.
LEIA MAIS: Ranking: Os produtos infantis mais vendidos
Como vender os produtos de volta às aulas
Se o foco do seu negócio não são os produtos de papelaria, talvez o seu consumidor desconheça a presença desses itens nas suas prateleiras. Portanto, certifique-se de que todo mundo saiba sobre a disponibilidade desses produtos no seu mix.
Prepare uma gôndola ou ilha de vendas atrativa, divulgue nas redes sociais do seu negócio, e prepare cartazes e demais itens de visual merchandising para chamar a atenção das pessoas.
Volta às aulas só com Faber Castell: abasteça com os produtos da linha no Compra Agora
Queima de estoque para produtos de volta às aulas
Os números não mentem: vender produtos da lista de material escolar proporcionam um fluxo extra de clientes e vendas no seu negócio. Apesar disso, alguns produtos podem acabar ficando parados no seu estoque após a alta na venda dos produtos de material escolar.
Para resolver essa situação, recomendamos fazer uma das melhores estratégias para movimentar estoque parado: a queima de estoque. Popularmente chamado de “liquidação”, quando bem administrada, a prática não é só benéfica para os clientes, mas também para os comerciantes.
Vantagens da queima de estoque
A queima do estoque visa sanar um problema: perceber que há itens estagnados que precisam ser vendidos, para evitar desperdício de recursos financeiros, custo de armazenamento e uso de espaço físico. Além de oferecer uma solução para isso, a queima de estoque também possibilita:
- Maior circulação de clientes na sua loja, e, como consequência, mais oportunidades de vendas
- Obter um bom lucro através do alto volume de vendas, para compensar os descontos
- Captar novos clientes que acabam conhecendo seu negócio através do momento de promoção
LEIA MAIS: Como fazer o controle de estoque da sua empresa
Como fazer uma queima de estoque inteligente
Como qualquer outra movimentação dentro de um negócio, a queima de estoque deve ser planejada com base em dados.
Identifique os produtos que devem entrar em promoção
O primeiro passo para uma queima de estoque eficiente, é identificar os itens que estão parados, e por qual motivo. Nem sempre o preço é o problema: às vezes a aparência do item não agrada o seu público, ou, já saiu de moda. Em outros casos, como o das vendas online, o preço do frete pode não compensar para o consumidor.
Escolha o melhor momento para a queima de estoque
Após esse diagnóstico, mapeie qual o melhor momento para a promoção. A queima de estoque não precisa ser feita em uma data sazonal específica, mas você precisa identificar qual o momento mais vantajoso para fazê-la. Se pergunte:
- Seus clientes costumam consumir mais no início ou no fim do mês?
- Qual o histórico de vendas do seu negócio através dos meses?
- Há algum período de vendas baixas? Se sim, por qual motivo? Será que uma queima de estoque ajudaria a mudar esse quadro ou viria a ser uma “oportunidade perdida”?
Monte uma estratégia
Você pode fazer o modelo clássico de promoção em que os itens ficam com desconto, ou, pode montar estratégias, como:
- Pague 2 e leve 1
- Descontos progressivos
- A partir de x quantidades, o valor diminui
- Frete grátis em todas as compras, ou, a partir do valor x
A ação promocional irá depender do que faz mais sentido para o seu negócio e para o seu consumidor.
Divulgue!
Novamente, vamos falar sobre a importância da divulgação: tanto quem já é seu cliente, como quem nunca entrou no seu negócio, precisa saber da sua liquidação! Não poupe esforços e comunique de forma clara qual a prática adotada, para evitar propaganda enganosa.
O que você achou de conhecer mais sobre queima de estoque de volta às aulas?
No nosso blog você encontra diversos conteúdos voltados para tendências de mercado, varejo e novos produtos que, com certeza, irão ajudar o seu negócio a crescer e conquistar mais clientes. Abaixo sugerimos outras leituras que podem ser úteis:
- Quais as vantagens de manter um checklist na sua loja?
- O que é e como calcular a margem de lucro do seu empreendimento
- Saiba quais são as melhores plataformas de vendas online de acordo com seu negócio
Encante e fidelize novos públicos através da oferta de produtos de qualidade! Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida? Fale com a gente!
Veja também
Voltar ao topo