Vale a pena investir na tele entrega de produtos?
Não é segredo para ninguém que, desde a pandemia de Covid-19, as vendas online aumentaram excepcionalmente. Consequentemente, os serviços de entrega de produtos na porta de casa do consumidor também aumentou. Neste período, lojas e estabelecimentos que nunca haviam investido na tele entrega, acabaram utilizando a estratégia.
Hoje, no entanto, as saídas de casa voltaram a se tornar regulares, estimulada pela volta dos profissionais aos escritórios. Então, será que vale a pena investir na tele entrega nesse momento? A seguir, vamos falar mais sobre isso. Confira!
LEIA MAIS: Qual a diferença entre atacado e varejo?
Investir na tele entrega de produtos: 3 motivos para incluir o serviço no seu negócio
Abaixo, nós do Compra Agora, separamos alguns fatos que podem ajudar você a se decidir pela tele entrega no seu negócio. Fique atento.
A tele entrega aumenta o faturamento do negócio
A tele entrega é uma grande oportunidade para você aumentar o faturamento do seu varejo de vizinhança. Primeiramente, porque é mais cômodo para os clientes e, apesar de não haver mais impossibilidade de frequentar as lojas físicas, a verdade é que inúmeros consumidores se acostumaram com essa facilidade e preferem comprar dessa forma.
Para se ter uma ideia do cenário da tele entrega, dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) junto ao Instituto de Foodservice Brasil (IFB), em 2019 o número de pedidos já era de 20 milhões e em levantamento de abril realizado pelo SEBRAE comprovou que restaurantes que já ofereciam entregas estavam faturando mais. Além disso, em 2023, uma pesquisa do Instituto Foodservice Brasil (IFB) previu um crescimento de 7,5% na área de delivery em todo o Brasil.
Contudo, na contramão desses dados, um estudo realizado pela +Valor, desenvolvido pela Ticket, empresa de vale-refeição e vale-alimentação da Edenred Brasil, contabilizou, em 2024, uma queda em estabelecimentos que oferecem tele entrega de produtos, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país. Sendo assim, oferecer tele hoje, pode inclusive ser um diferencial competitivo frente à concorrência.
A tele entrega promove a redução de custos
Você pode estar se perguntando como investir em mais um serviço pode resultar na redução de custos para o seu negócio. Porém, comerciantes que já trabalham com a tele entrega de produtos costumam obter economia nos seguintes campos:
- Contratação de profissionais de atendimento ao cliente: menos clientes nas lojas significa menor necessidade de investir em uma equipe de funcionários grande;
- Menor número de atendentes de caixa: aqui, funciona a mesma lógica da contratação de profissionais de atendimento.
- Menos gastos com estrutura física (energia, locação, água etc).
LEIA MAIS: 5 principais problemas do pequeno varejo para ficar atento
A tele entrega melhora o atendimento e a satisfação do cliente
Ao dar aos clientes a opção da tele entrega e realizar um bom atendimento à distância, você trabalha para melhorar a experiência de compra do consumidor no seu negócio. Como resultado, o comprador tende a converter mais (ticket médio mais alto) e mais vezes no seu estabelecimento.
Tele entrega e delivery: são a mesma coisa?
Uma dúvida comum é: tele entrega e delivery. No entanto, eles significam a mesma coisa. A palavra delivery vem do inglês e se popularizou com a criação dos aplicativos de entrega de restaurantes.
Seu significado, literalmente, é o ato de entregar. Essa prática acabou tomando grandes proporções e é automaticamente ligado a pedir comida online, apesar de indicar entregas em geral. Assim, substituindo o termo tele-entrega.
LEIA MAIS: Por que ser cliente do Compra Agora?
Gostou de saber mais sobre investir em tele entrega de produtos?
No nosso blog você encontra diversos conteúdos voltados para tendências de mercado, varejo e novos produtos que, com certeza, irão ajudar o seu negócio a crescer e conquistar mais clientes. Abaixo, sugerimos outras leituras que podem ser úteis:
- Como vender mais com prateleiras de mercado organizadas
- Como vender mais no e-commerce com interação do varejo físico
- Estratégias de venda para o varejo: quais são as melhores?
Encante e fidelize novos públicos através da oferta de produtos de qualidade! Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida? Fale com a gente!
Veja também
Voltar ao topo